Logo da Tintas e Pinturas sobre um vidro húmido, ilustrando o artigo "dicas para evitar a humidade em casa".

Ter humidade em casa não é agradável, nem saudável. Para que possa manter o mofo e o bolor longe das paredes da sua habitação, preparamos um conjunto de dicas de simples aplicação.

A humidade em excesso contribui para o aparecimento de fungos e manchas de bolor nas paredes e tetos da sua casa, o que pode danificar materiais e causar problemas de saúde.

Na Tintas e Pinturas não queremos que isso aconteça, por isso preparamos um conjunto de pequenas dicas que o vão ajudar a controlar os níveis de humidade na sua habitação.

 

Mofo em teto branco.

 

Ventile adequadamente a habitação

A falta de ventilação é uma das principais causas para o aparecimento de humidade em casa, motivo pelo qual se torna indispensável arejar regularmente as divisões, com especial foco nas áreas onde a humidade tende a acumular-se: cozinhas, casas de banho e lavandarias.

Uma forma natural de arejar a habitação é através da abertura diária de portas e janelas, podendo recorrer a ventiladores, extratores e exaustores nas zonas onde há maior libertação de vapor de água para o ar.

A adoção dos seguintes procedimentos pode ajudar a controlar os níveis de humidade, bem como a melhorar a qualidade do ar:

No Inverno, numa casa pequena:

  • Entre as 8h e as 11h: abra as janelas (basta uma pequena frincha);
  • Entre as 11h e as 16h: feche as janelas e utilize um desumidificador para ajustar a humidade relativa e promover um suave aquecimento da habitação; aproveite ao máximo o sol que bate nas janelas;
  • Entre as 16h e as 22h: desligue o desumidificador caso ele atinja a humidade relativa adequada e promova uma correção da temperatura interior com outro sistema de climatização (ar condicionado, aquecedor, etc…).

 No Inverno, numa casa grande:

  • Entre as 8h e as 11h: abra as janelas (basta uma pequena frincha);
  • Entre as 11h e as 14h: feche as janelas e utilize um desumidificador para ajustar a humidade relativa e promover um suave aquecimento da habitação; aproveite ao máximo o sol que bate nas janelas;
  • Entre as 14h e as 17h: abra novamente as janelas;
  • Entre as 17h e as 22h: feche as janelas e ligue novamente o desumidificador, utilizando-o, se necessário, em conjunto com outro sistema de climatização que permita aquecer as divisões e, por essa via, reduzir a humidade relativa (aquecedor, ar condicionado, etc…).

No Verão:

  • Entre as 8h e as 11h: mantenha as janelas ligeiramente abertas e controle os ganhos solares através da regulação dos estores, persianas ou portadas;
  • Entre as 11h e as 20h: feche as janelas e os estores, persianas ou portadas nas fachadas onde a exposição solar é muito elevada; nos dias de muito calor reduza o número as janelas abertas nas restantes fachadas, uma vez que, mesmo não estando expostas ao sol, a temperatura do ar exterior irá aquecer a habitação.
Janela semi-aberta, de modo a que a casa seja ventilada.

Assegure um isolamento térmico eficaz

Um bom isolamento pode ajudar a prevenir a condensação nas paredes, motivo pelo qual é importante assegurar que estas se encontram bem isoladas, particularmente nas zonas mais suscetíveis ao aparecimento de humidade.  

A condensação ocorre quando o ar quente entra em contacto com uma superfície fria. O isolamento térmico assegura que as paredes da habitação mantêm uma temperatura mais próxima da temperatura ambiente, reduzindo dessa forma a probabilidade de se formar condensação e, consequentemente, humidade.

O isolamento térmico pode ser reforçado com algumas medidas simples:

  • Instalação de vidros duplos ou triplos;
  • Colocação de cortinas e persianas térmicas;
  • Correção de fendas e rachaduras nas portas e janelas;
  • Colocação de portas térmicas.

 

Vidros triplos ajudam a evitar a humidade.

 

Utilize tintas anti-mofo

As tintas anti-mofo são uma excelente solução para combater problemas de humidade em paredes e tetos, uma vez que contêm resinas impermeáveis e aditivos antifúngicos que oferecem uma camada protetora que ajuda a prevenir a penetração da água e desencoraja o crescimento do mofo e do bolor, mantendo as paredes limpas e seguras por mais tempo.

Disponíveis em várias fórmulas, cores e acabamentos, estas tintas oferecem uma ampla gama de opções que dão resposta às necessidades de cada espaço, possibilitando que se combine proteção e estética, tornando-as ideais para qualquer projeto de pintura.

Tinta Plástica Interior - Proa Duramax

Aplique uma membrana anti-humidade por pintura

As membranas anti-humidade por pintura são revestimentos aplicados diretamente nas superfícies para criar uma barreira protetora contra a humidade. Estas membranas são projetadas para prevenir a penetração da água, protegendo as estruturas de infiltrações, do mofo e do bolor.

As membranas anti-humidade por pintura são:

  • Fáceis de aplicar: podem ser aplicadas com rolos ou pincéis;
  • Flexíveis: adaptam-se facilmente às irregularidades da superfície,
  • Económicas: quando comparadas com outras soluções idênticas tendem a ter um custo bastante inferior;
  • Duradouras: após aplicadas tendem a durar bastante tempo.
Membrana Anti-humidade - Ceys

Esteja atento ao exterior e interior da sua casa

As infiltrações são uma das principais fontes de aparecimento de humidade em casa, pelo que é muito importante intervir rapidamente quando os primeiros sinais aparecem.

Para assegurar que não é surpreendido, há algumas rotinas que poderá seguir:

  • Faça inspeções regulares ao exterior da sua casa à procura de eventuais fontes de infiltração como fendas na parede ou danos no revestimento;
  • Verifique regulamente o telhado à procura de tijolos partidos, fissuras ou acumulação de detritos que impeçam o escoamento da água da chuva;
  • Limpe calhas e caleiras removendo folhas, galhos e outros detritos que possam promover a acumulação da água;
  • Procure regularmente manchas escuras, bolor, bolhas de tinta ou odores estranhos no interior da habitação;
  • Verifique as canalizações periodicamente de modo a evitar fugas de água.
Telhas

Outras pequenas dicas

  • Tape as panelas e ligue o exaustor enquanto cozinha;
  • Evite secar a roupa dentro de casa (se tiver de o fazer mantenha uma janela aberta de modo a que os vidros não fiquem embaciados nem se acumulem gotas de água nas paredes);
  • Feche as portas enquanto cozinha e toma banho para evitar que a humidade se propague pelas divisões;
  • Pondere ter algumas plantas em casa, mas escolha bem, uma vez que há plantas que absorvem a humidade e outras que tornam o ambiente mais húmido;
  • Se tiver ar condicionado utilize-o no modo seco, uma vez que é a melhor forma de reduzir a temperatura da divisão e, consequentemente, reduzir a humidade que possa existir;
  • Recorra a um termostato para monitorizar a temperatura dentro de casa, o que o poderá ajudar a detetar desvios e a antecipar problemas.

 

Exaustor branco numa cozinha de parede azul.

 

Este artigo compila um conjunto de ações que poderão ser facilmente aplicadas por qualquer pessoa. Se já tem problemas complexos de humidade recomendamos que consulte uma empresa ou um profissional especializado, uma vez que poderá haver questões estruturais que necessitem de ser resolvidas. 

Contatos Tintas e Pinturas

Deixe um comentário

Todos os comentários são moderados antes de serem publicados.