Barco em estaleiro para tratamento de bolhas de osmose. Neste artigo a Tintas e Pinturas explica as causas, os efeitos e as soluções relacionadas com este problema.

O aparecimento de bolhas de osmose no casco da embarcação é um dos problemas que os proprietários têm de estar preparados para enfrentar.

A Tintas e Pinturas elaborou um artigo que vai ajudar os detentores de barcos de fibra de vidro a perceber o motivo pelo qual as bolhas aparecem, que efeitos provocam e de que forma podem ser prevenidas e resolvidas.

O que são bolhas de osmose?

As bolhas de osmose tendem a aparecer quando a água penetra no casco de fibra de vidro de um barco, provocando uma reação química que resulta em rugosidades e bolhas subaquáticas que podem comprometer a integridade estrutural da embarcação. As bolhas de osmose podem causar danos significativos se não forem tratadas de forma adequada.

O que causa as bolhas de osmose?

O aparecimento de bolhas de osmose no casco das embarcações de fibra de vidro é um problema complexo que resulta de vários fatores.

Permeabilidade do gelcoat

O gelcoat é a camada externa do casco de fibra de vidro que fornece a primeira linha de defesa contra a água.

Com o tempo, devido ao desgaste natural e à ocorrência de danos mecânicos, esta camada tende a tornar-se permeável e acaba por permitir que a água entre  no laminado da fibra de vidro, ocorrendo então um fenómeno denominado de osmose.

Reações químicas

Dentro do laminado da fibra de vidro existem resinas e outros componentes que reagem quando entram em contacto com a água.

Estas reações químicas formam ácidos e outros subprodutos que ficam presos dentro do laminado e criam pressão interna. É precisamente esta pressão que provoca o aparecimento de bolhas na superfície do casco.

Materiais de baixa qualidade

A qualidade dos materiais utilizados na construção do barco representa um papel fundamental no que diz respeito à resistência à osmose. Resinas de baixa qualidade, por exemplo, estão mais sujeitas à ocorrência de reações químicas indesejáveis quando entram em contacto com a água.

Para além disso, a má execução da laminação pode deixar bolhas de ar ou áreas mal saturadas, facilitando a penetração da água e, consequentemente, o aparecimento de bolhas.

Falta de manutenção

A ausência de manutenção regular e preventiva aumenta significativamente o risco de osmose.

A inspeção e a reparação periódica do gelcoat e dos revestimentos protetores são essenciais para prevenir a penetração da água.

Ignorar o desgaste e os danos, até os mais pequenos, pode ser suficiente para que a água entre no laminado e desencadeie o processo de osmose.

Água contaminada

Em alguns casos, a água onde o barco se encontra ancorado pode conter contaminantes químicos que aceleram o processo de osmose.

Substâncias como solventes, óleos e outros produtos químicos podem penetrar no casco e reagir com os materiais internos, promovendo a formação de bolhas.

Processo de tratamento de bolhas de osmose em barcos.

Efeitos das bolhas de osmose.

As bolhas de osmose podem provocar diversos efeitos negativos no desempenho, na estrutura e no valor de mercado das embarcações.

Perda de velocidade e eficiência

As bolhas de osmose criam uma superfície irregular no casco do barco, o que aumenta a resistência à navegação e gera perdas de velocidade e eficiência.

Na prática passa a ser necessária mais potência e consumos de combustível maiores para se obter o desempenho desejado.

Danos estruturais

Se as bolhas de osmose não forem tratadas atempadamente podem crescer e causar danos significativos à estrutura do casco.

As reações químicas internas e a pressão acumulada nas bolhas podem comprometer a integridade do laminado da fibra de vidro, levando à sua deterioração e ao enfraquecimento geral da estrutura do barco.

Aumento dos custos de manutenção e reparação

A existência de bolhas de osmose exige frequentemente reparações relativamente dispendiosas.

O processo de reparação pode incluir a remoção das áreas afetadas, a secagem completa do casco ou a aplicação de novos revestimentos de proteção.

Aos custos relacionados com os serviços de reparação é necessário somar os relacionados com a inatividade do barco, uma vez que este poderá ter de ficar fora de serviço por um período prolongado de tempo.

Desvalorização de mercado

Um barco com bolhas de osmose tende a perder valor de mercado. Se pretender vender o barco é natural que os compradores se sintam desencorajados com a perspectiva de terem de enfrentar custos relacionados com as reparações.

Riscos de segurança

Em casos extremos as bolhas de osmose podem comprometer seriamente a segurança da embarcação.

Danos estruturais significativos podem originar falhas no casco, especialmente perante condições marítimas adversas, colocando em risco a segurança da tripulação e dos passageiros.

Impacto na aparência estética

Para além dos problemas funcionais que geram, as bolhas de osmose também afetam a aparência do barco, prejudicando o brio e o orgulho do proprietário, dos tripulantes e dos passageiros.

Hempels High Protect II - 35780

Soluções para bolhas de osmose.

As soluções para as bolhas de osmose podem ser preventivas ou curativas, sendo que, na nossa opinião, ambas são essenciais para preservar a integridade e o valor da embarcação.

Realize inspeções regulares

Realizar inspeções regulares ao casco é o primeiro passo para defender a sua embarcação.

Identificar em tempo útil os primeiros sinais de osmose pode evitar que pequenos problemas se tornem em grandes dores de cabeça.

Assim, recomendamos que tenha o cuidado de verificar o casco com frequência, especialmente após o Inverno ou longos períodos na água.

Utilize produtos de qualidade

Existem alguns produtos de qualidade que o podem ajudar a prevenir e a tratar as bolhas de osmose, sendo que na Tintas e Pinturas recomendamos as marcas Hempel e Proa, sobre as quais poderá saber mais se estabelecer contacto com a nossa equipa de apoio.

Um dos produtos que se encontra na primeira linha da luta contra a osmose é o Hempel's High Protect. Trata-se de um primário de dois componentes que possui um elevado teor de sólidos e é bastante fácil de aplicar.

Também a utilização de tintas antifouling pode minimizar o risco de aparecimento de bolhas de osmose, sendo que a Tintas e Pinturas pode ajudá-lo a escolher o produto que melhor se adequa à sua embarcação, uma vez que temos disponível uma vasta gama de produtos da Hempel, tanto para a linha Marine (navios, barcos de pesca e outras embarcações profissionais), como para a linha Yatch (iates, barcos à vela e outras embarcações de recreio).

Reparação profissional

Se as bolhas de osmose já apareceram, é fundamental procurar o apoio de reparadores profissionais.

Habitualmente o processo de reparação envolve três etapas:

  1. Remoção das bolhas: as bolhas são abertas para que se proceda à drenagem da água e dos ácidos;
  2. Processo de secagem: o casco é sujeito a um processo de secagem rigoroso de modo a evitar que surjam novos problemas relacionados com a permanência da água (ainda que em quantidade residual);
  3. Aplicação de revestimentos protetores: depois do processo de secagem são aplicados novos revestimentos (gelcoat, primário, tinta antifouling...).

Manutenção preventiva

Manter uma rotina de manutenção preventiva é a melhor forma de evitar a ocorrência de osmose.

Utilizar regularmente produtos de elevado desempenho como os da Hempel, ou de boa relação custo/qualidade como os da Proa, pode ajudar a manter o casco em ótimas condições.

Alguns dos passos recomendados para uma boa manutenção são os seguintes:

  • Limpeza regular: limpe o casco regularmente para remover o sal, a sujidade e outros contaminantes.
  • Reaplicação de revestimentos: renove periodicamente as camadas de tinta primária e de tinta antifouling, cumprindo as recomendações do fabricante.
  • Armazenamento adequado: quando o barco estiver fora da água armazene-o num local seco e com pouca humidade.
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