O aparecimento de bolhas de osmose no casco da embarcação é um dos problemas que os proprietários têm de estar preparados para enfrentar.
A Tintas e Pinturas elaborou um artigo que vai ajudar os detentores de barcos de fibra de vidro a perceber o motivo pelo qual as bolhas aparecem, que efeitos provocam e de que forma podem ser prevenidas e resolvidas.
O que são bolhas de osmose?
As bolhas de osmose tendem a aparecer quando a água penetra no casco de fibra de vidro de um barco, provocando uma reação química que resulta em rugosidades e bolhas subaquáticas que podem comprometer a integridade estrutural da embarcação. As bolhas de osmose podem causar danos significativos se não forem tratadas de forma adequada.
O que causa as bolhas de osmose?
O aparecimento de bolhas de osmose no casco das embarcações de fibra de vidro é um problema complexo que resulta de vários fatores.
Permeabilidade do gelcoat
O gelcoat é a camada externa do casco de fibra de vidro que fornece a primeira linha de defesa contra a água.
Com o tempo, devido ao desgaste natural e à ocorrência de danos mecânicos, esta camada tende a tornar-se permeável e acaba por permitir que a água entre no laminado da fibra de vidro, ocorrendo então um fenómeno denominado de osmose.
Reações químicas
Dentro do laminado da fibra de vidro existem resinas e outros componentes que reagem quando entram em contacto com a água.
Estas reações químicas formam ácidos e outros subprodutos que ficam presos dentro do laminado e criam pressão interna. É precisamente esta pressão que provoca o aparecimento de bolhas na superfície do casco.
Materiais de baixa qualidade
A qualidade dos materiais utilizados na construção do barco representa um papel fundamental no que diz respeito à resistência à osmose. Resinas de baixa qualidade, por exemplo, estão mais sujeitas à ocorrência de reações químicas indesejáveis quando entram em contacto com a água.
Para além disso, a má execução da laminação pode deixar bolhas de ar ou áreas mal saturadas, facilitando a penetração da água e, consequentemente, o aparecimento de bolhas.
Falta de manutenção
A ausência de manutenção regular e preventiva aumenta significativamente o risco de osmose.
A inspeção e a reparação periódica do gelcoat e dos revestimentos protetores são essenciais para prevenir a penetração da água.
Ignorar o desgaste e os danos, até os mais pequenos, pode ser suficiente para que a água entre no laminado e desencadeie o processo de osmose.
Água contaminada
Em alguns casos, a água onde o barco se encontra ancorado pode conter contaminantes químicos que aceleram o processo de osmose.
Substâncias como solventes, óleos e outros produtos químicos podem penetrar no casco e reagir com os materiais internos, promovendo a formação de bolhas.
Efeitos das bolhas de osmose.
As bolhas de osmose podem provocar diversos efeitos negativos no desempenho, na estrutura e no valor de mercado das embarcações.
Perda de velocidade e eficiência
As bolhas de osmose criam uma superfície irregular no casco do barco, o que aumenta a resistência à navegação e gera perdas de velocidade e eficiência.
Na prática passa a ser necessária mais potência e consumos de combustível maiores para se obter o desempenho desejado.
Danos estruturais
Se as bolhas de osmose não forem tratadas atempadamente podem crescer e causar danos significativos à estrutura do casco.
As reações químicas internas e a pressão acumulada nas bolhas podem comprometer a integridade do laminado da fibra de vidro, levando à sua deterioração e ao enfraquecimento geral da estrutura do barco.
Aumento dos custos de manutenção e reparação
A existência de bolhas de osmose exige frequentemente reparações relativamente dispendiosas.
O processo de reparação pode incluir a remoção das áreas afetadas, a secagem completa do casco ou a aplicação de novos revestimentos de proteção.
Aos custos relacionados com os serviços de reparação é necessário somar os relacionados com a inatividade do barco, uma vez que este poderá ter de ficar fora de serviço por um período prolongado de tempo.
Desvalorização de mercado
Um barco com bolhas de osmose tende a perder valor de mercado. Se pretender vender o barco é natural que os compradores se sintam desencorajados com a perspectiva de terem de enfrentar custos relacionados com as reparações.
Riscos de segurança
Em casos extremos as bolhas de osmose podem comprometer seriamente a segurança da embarcação.
Danos estruturais significativos podem originar falhas no casco, especialmente perante condições marítimas adversas, colocando em risco a segurança da tripulação e dos passageiros.
Impacto na aparência estética
Para além dos problemas funcionais que geram, as bolhas de osmose também afetam a aparência do barco, prejudicando o brio e o orgulho do proprietário, dos tripulantes e dos passageiros.
Soluções para bolhas de osmose.
As soluções para as bolhas de osmose podem ser preventivas ou curativas, sendo que, na nossa opinião, ambas são essenciais para preservar a integridade e o valor da embarcação.
Realize inspeções regulares
Realizar inspeções regulares ao casco é o primeiro passo para defender a sua embarcação.
Identificar em tempo útil os primeiros sinais de osmose pode evitar que pequenos problemas se tornem em grandes dores de cabeça.
Assim, recomendamos que tenha o cuidado de verificar o casco com frequência, especialmente após o Inverno ou longos períodos na água.
Utilize produtos de qualidade
Existem alguns produtos de qualidade que o podem ajudar a prevenir e a tratar as bolhas de osmose, sendo que na Tintas e Pinturas recomendamos as marcas Hempel e Proa, sobre as quais poderá saber mais se estabelecer contacto com a nossa equipa de apoio.
Um dos produtos que se encontra na primeira linha da luta contra a osmose é o Hempel's High Protect. Trata-se de um primário de dois componentes que possui um elevado teor de sólidos e é bastante fácil de aplicar.
Também a utilização de tintas antifouling pode minimizar o risco de aparecimento de bolhas de osmose, sendo que a Tintas e Pinturas pode ajudá-lo a escolher o produto que melhor se adequa à sua embarcação, uma vez que temos disponível uma vasta gama de produtos da Hempel, tanto para a linha Marine (navios, barcos de pesca e outras embarcações profissionais), como para a linha Yatch (iates, barcos à vela e outras embarcações de recreio).
Reparação profissional
Se as bolhas de osmose já apareceram, é fundamental procurar o apoio de reparadores profissionais.
Habitualmente o processo de reparação envolve três etapas:
- Remoção das bolhas: as bolhas são abertas para que se proceda à drenagem da água e dos ácidos;
- Processo de secagem: o casco é sujeito a um processo de secagem rigoroso de modo a evitar que surjam novos problemas relacionados com a permanência da água (ainda que em quantidade residual);
- Aplicação de revestimentos protetores: depois do processo de secagem são aplicados novos revestimentos (gelcoat, primário, tinta antifouling...).
Manutenção preventiva
Manter uma rotina de manutenção preventiva é a melhor forma de evitar a ocorrência de osmose.
Utilizar regularmente produtos de elevado desempenho como os da Hempel, ou de boa relação custo/qualidade como os da Proa, pode ajudar a manter o casco em ótimas condições.
Alguns dos passos recomendados para uma boa manutenção são os seguintes:
- Limpeza regular: limpe o casco regularmente para remover o sal, a sujidade e outros contaminantes.
- Reaplicação de revestimentos: renove periodicamente as camadas de tinta primária e de tinta antifouling, cumprindo as recomendações do fabricante.
- Armazenamento adequado: quando o barco estiver fora da água armazene-o num local seco e com pouca humidade.