Parede pintada com tinta de ardósia numa cozinha habitacional. Por cima da imagem surgem as palavras COMO FAZER UM QUADRO DE ARDÓSIA.

Quer fazer um quadro de ardósia na parede para desenhar com giz? Fácil! E nem precisa de uma ardósia verdadeira!

Fazer um quadro de ardósia na parede é um projeto de bricolage acessível que contribui para dotar os espaços com um acessório que estimula a criatividade e a imaginação, e ajuda na organização familiar e empresarial, (registo de ideias, listas, tarefas, lembretes, menus, etc...).

Graças à tinta que simula o efeito de uma ardósia, o que antigamente era relativamente dispendioso e difícil de executar, está hoje ao alcance de qualquer pessoa. Os quadros negros tornaram-se relativamente habituais em restaurantes, escritórios e até nas casas das pessoas, nomeadamente nos quartos das crianças ou nas cozinhas.

Se pretende criar um quadro de ardósia na parede da sua casa ou do seu estabelecimento comercial, sugerimos que leia atentamente este artigo.

Materiais Necessários

Para construir um quadro de ardósia na parede vai necessitar dos seguintes materiais:

  1. Tinta ardósia;
  2. Rolo de pintura;
  3. Tabuleiro de pintura;
  4. Fita de pintura;
  5. Réguas de madeira;
  6. Fita ou cola de montagem;
  7. Caixa de esquadria;
  8. Serrote;
  9. Lixa fina;
  10. Pano limpo;
  11. Fita Métrica.
Quadro de ardósia numa sala, riscado com giz, ilustrando o artigo COMO FAZER UM QUADRO DE ARDÓSIA NA PAREDE.

Passo 1: Planeie as Medidas

O primeiro passo para se fazer um quadro de ardósia com sucesso passa por definir com rigor as dimensões da área que se pretende transformar. 

Meça cuidadosamente o espaço disponível na parede e escolha uma área de fácil acesso. Se a ardósia estiver a ser construída para que as crianças deem largas à sua imaginação não se esqueça que deverá ajustar a altura.

Anote as medidas e, se possível, desenhe um esboço para referência.

Passo 2: Limpe a superfície

Antes de avançar certifique-se de que a superfície está limpa, lisa e seca. 

Se for necessário lixe suavemente a parede para remover imperfeições que possam interferir na aplicação da tinta.

Passo 3: Delimite o espaço com fita de pintura

Depois de definir as medidas e de limpar a superfície, utilize a fita de pintura para delimitar a área que pretende pintar e garantir um acabamento limpo e profissional.

Vale a pena perder algum tempo para se certificar de que a fita está bem colada e não há espaços por onde a tinta possa infiltrar-se.

Há pessoas que, por razões estéticas, optam por deixar uma margem de 5 a 10 mm entre a fita e o rebordo da futura moldura. Trata-se de uma questão de gosto pessoal que deverá ponderar nesta fase. 

Passo 4: Aplique a tinta ardósia

Agora que já delimitou a área, está na hora de aplicar a Tinta Ardósia, que foi especificamente desenvolvida para criar uma superfície onde se possa desenhar e escrever com giz e, de seguida, apagar facilmente, sem danificar a superfície. 

Depois de abrir a lata mexa bem a tinta para garantir uma consistência uniforme e vá virando no tabuleiro de acordo com as necessidades, utilizando posteriormente o rolo para aplicar a tinta. Quando a tinta secar completamente retire cuidadosamente a fita de pintura.

Tenha o cuidado de efetuar a preparação da superfície e a aplicação da tinta conforme indicado pelo fabricante. Poderá ver as instruções detalhadas, adaptadas ao tipo de superfície (parede, cimento ou betão, madeira nova ou superfícies já pintadas), na descrição constante na página da Tinta Ardósia.

Passo 5: Coloque uma moldura de madeira

Para dar um toque mais sofisticado ao seu chalkboard, poderá instalar uma moldura à volta da área pintada.

Meça as réguas de madeira conforme o tamanho do quadro e utilize uma caixa de esquadria e um serrote para cortar as pontas num ângulo de 45°, garantindo um encaixe perfeito nos cantos.

Se desejar, lixe levemente as réguas com uma lixa para madeira e aplique um verniz ou um esmalte decorativo. Depois de secas, fixe-as à parede com uma Fita de Montagem  ou uma Cola de Montagem, que garante uma fixação forte, limpa e sem necessidade de efetuar furos na parede.

A moldura não só valorizará o resultado final, como também servirá para proteger as extremidades da tinta ardósia de possíveis lascas ou do desgaste relacionado com o uso contínuo.

Parede de um restaurante em ardósia com vários motivos decorativos pintados a giz. A imagem ilustra um artigo no blogue da TINTAS E PINTURAS com o nome COMO FAZER UM QUADRO DE ARDÓSIA NA PAREDE?

Dicas Adicionais

Agora que já sabe como fazer um quadro de ardósia na parede, atente nas seguintes dicas:

  • Deixe a tinta curar durante 3 dias antes de utilizar giz pela primeira vez;

  • Para limpar o quadro utilize um pano húmido e evite produtos abrasivos;

  • Guarde os paus de giz num pequeno suporte colado à moldura ou num recipiente fixado com a fita de montagem.

Como é que a Tintas e Pinturas pode ajudar?

Na loja da Tintas e Pinturas encontra vários dos materiais mencionados neste artigo, nomeadamente a Tinta Ardósia, o Rolo de Pintura, o Tabuleiro de Pintura, a Fita de Pintura, a Cola de Montagem ou a Fita de Montagem, a Lixa e a Fita Métrica.

Tanto no nosso estabelecimento comercial, em Viana do Castelo, como na loja online, estamos à sua disposição para o(a) aconselhar na escolha dos produtos e prestar apoio técnico sempre que necessário, bastando para tal utilizar o nosso contacto de apoio ao cliente, disponível todos os dias úteis, das 9h às 12h30, e das 14h às 16h30.

Visite a nossa loja física ou faça a sua encomenda online no nosso site. Na Tintas e Pinturas temos tudo o que precisa para dar vida e cor às suas ideias!

Imagem do estilo banner com o logótipo da TINTAS E PINTURAS, uma empresa que comercializa tintas e presta serviços de pintura, e os respetivos contactos. Site e Loja Online: www.tintasepinturas.pt. E-mail: info@tintasepinturas.pt. Telefone: 258821389.

Deixe um comentário

Todos os comentários são moderados antes de serem publicados.