Na imagem é possível observar uma marquise de dimensões razoáveis, numa casa com jardim. Se pretende pintar a marquise veja as dicas que compilamos para si.

Está a pensar pintar a sua marquise? Compilamos um conjunto de dicas que vão facilitar esse processo!

Amadas por uns, odiadas por outros, as marquises são um tema polémico que costuma gerar discussões acesas à mesa do café. Se há quem sinta um impulso para transformar em marquise tudo o que é varanda, também há quem não esconda a euforia sempre que se fala em demolir uma.

Na Tintas e Pinturas somos gente pacífica e dispensamos ganhar inimigos, motivo pelo qual não vamos tomar partidos. Ainda assim, sabemos que há algo que merece consenso entre as partes: a opinião de que, existindo, a marquise deve ser devidamente cuidada.

A bem da amizade e a pensar na conciliação entre estas duas partes desavindas, resolvemos compilar algumas dicas que poderão ajudar que pretende pintar a marquise:

1. Prepare adequadamente a superfície

É uma das regras principais da pintura: antes de começar, prepare a superfície. As marquises são áreas que normalmente estão sujeitas à humidade, pelo que é importante limpar bem as paredes e remover qualquer tipo de resíduo, sujidade, mofo ou tinta descascada. Se encontrar zonas danificadas com rachadelas ou fissuras, repare-as antes de iniciar o processo de pintura.

2. Escolha a tinta adequada

Opte por uma tinta para interiores que seja lavável, resistente ao desgaste e, se possível, anti-humidade. As marquises nem sempre têm um bom isolamento e quando são utilizadas para tarefas relacionadas com a lavagem e secagem da roupa tendem a acumular humidade.

Pintor preparado para pintar a marquise, com um pincel e um escadote.

3. Procure maximizar a iluminação

A iluminação desempenha um papel importante na aparência e na atmosfera da marquise, por isso avalie a quantidade de luz natural que entra no espaço e opte por cores que maximizem a claridade. Tenha em conta que tons claros e neutros podem dar uma sensação de maior amplitude ao espaço, tornando-o mais convidativo.

4. Aplique uniformemente a tinta

Procure aplicar a tinta de modo uniforme e consistente em toda a superfície. Utilize pincéis ou rolos de pintura adequados para áreas internas e trabalhe em secções pequenas de modo a evitar falhas. Não aplique camadas muito espessas de tinta para evitar escorrimentos ou gotejamentos, e preste especial atenção às bordas e aos cantos de modo a garantir uma cobertura completa.

5. Respeite o tempo de secagem

Antes de aplicar a segunda camada de tinta aguarde que a primeira seque completamente, respeitando sempre as instruções do fabricante.

Certifique-se de que a marquise está bem ventilada durante o processo de secagem de modo a minimizar o cheiro a tinta e a acelerar o tempo de secagem (que poderá variar, dependendo das condições climáticas e do tipo de tinta utilizado).

6. Efetue manutenção regular

Para que a marquise mantenha uma aparência agradável por períodos mais longos, pondere realizar manutenções regulares, nomeadamente ao nível da limpeza. Manter as paredes limpas, sem manchas e fungos prolonga a vida útil da pintura, assegurando por mais tempo o bom estado da marquise.

Contactos da Tintas e Pinturas, onde poderá encontrar as melhores tintas e acessórios de pintura para pintar a marquise.
Tintas plásticas

Deixe um comentário

Todos os comentários são moderados antes de serem publicados.