Navio em estaleiro, ilustrando um artigo sobre obras vivas e obras mortas em contexto naval.

O que são obras vivas e obras mortas em contexto naval?

No setor naval os termos obra viva e obra morta são utilizados para diferenciar as partes do casco de um navio: obra viva é a parte que fica submersa, e obra morta é a que fica acima da linha d'água.

Esta diferenciação é importante porque tem influência nos procedimentos de construção e manutenção das embarcações, bem como na escolha e aplicação dos revestimentos.

Navio no estaleiro, em doca seca, para efeitos da realização de trabalhos em obra viva e obra morta. A imagem ilustra um artigo de blogue sobre o significado das expressões obras vivas e obras mortas.

O que são obras vivas?

O termo obra viva refere-se à parte do casco que se encontra submersa, ou seja, abaixo da linha de água.

A área do navio que habitualmente se encontra imersa enfrenta desafios únicos que têm de ser acautelados, normalmente relacionados com:

  • Corrosão: a exposição constante à água salgada faz com que a superfície se deteriore rapidamente;
  • Incrustações: a vida marinha tende a agarrar-se ao casco do navio, o que aumenta a resistência e o consumo de combustível.

De modo a proteger as obras vivas é comum a utilização de:

O que são obras mortas?

As obras mortas designam a parte do casco do navio que se situa acima da linha de água em condições de carga total e que, portanto, permanece visível de forma constante.

Apesar desta área não estar em contacto permanente com a água salgada, há outros desafios que se aplicam:

  • Exposição aos raios ultravioleta: a exposição prolongada à radiação solar pode afetar os materiais e os revestimentos;
  • Condições atmosféricas: em alto mar, a chuva, o vento e a salinidade são particularmente agressivos e desgastam gravemente as superfícies.

Para tentar colmatar o efeito nefasto da exposição permanente às condições do meio marítimo há dois tipos de revestimentos que são decisivos:

  • Tintas de proteção ultravioleta: garantem resistência ao sol e ao envelhecimento precoce;
  • Revestimentos hidrofóbicos: reduzem a capacidade de aderência da água e da sujidade e ajudam a manter a aparência das embarcações.
Barco a navegar em alto mar, sendo apenas visível a obra morta. A imagem ilustra uma publicação de uma empresa que vende tintas para obras vivas e obras mortas.

A importância dos revestimentos e da manutenção

A correta manutenção das obras vivas e das obras mortas é essencial porque:

  • Prolonga a vida útil das embarcações;
  • Melhora a eficiência operacional;
  • Reduz custos com combustível e reparações.

O processo de seleção dos revestimentos deve ter em conta aspetos como o tipo de embarcação, o ambiente e a temperatura das águas onde vai operar e o intervalo entre manutenções programadas.

Como assegurar uma boa manutenção?

Para garantir a eficiência e a eficácia do investimento em manutenção é preciso assegurar que os revestimentos e os trabalhos desenvolvidos têm a qualidade necessária.

Neste aspeto a Tintas e Pinturas pode ser um excelente aliado, nomeadamente ao nível da definição dos esquemas de pintura e do fornecimento das tintas e revestimentos.  

Caso tenha um navio, iate ou outro tipo de embarcação que esteja a necessitar de manutenção, em obra viva ou em obra morta, não hesite em contactar-nos. Possuímos mais de 30 anos de experiência no comércio e na aplicação de tintas e revestimentos marítimos, e teremos todo o gosto em colocar essa experiência ao seu dispor. 

Tintas e Pinturas - Tintas para barcos, iates e navios.
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