Ter a parede a descascar não é agradável. Neste artigo compilamos os principais motivos para que isso aconteça, e apresentamos algumas soluções que poderão ajudar a resolver o problema.
Não raras vezes a pintura tende a ser desvalorizada, mas a sua importância na estética e funcionalidade dos espaços é inegável. Paredes descascadas transmitem uma sensação de desconforto, não sendo por isso de estranhar que, quando nos deparamos com elas dentro de casa, procuremos de imediato resolver a situação.
O descascamento de uma parede pode acontecer por vários motivos. Neste artigo compilamos alguns, e apresentamos possíveis soluções que o(a) poderão ajudar a resolver o problema.
Humidade excessiva
Um dos motivos mais comuns para o descascamento das paredes é a humidade excessiva. A infiltração da água proveniente de telhados danificados ou de canalizações com problemas, ou a falta de isolamento adequado, pode originar a acumulação de humidade nas paredes, o que resulta em bolhas que posteriormente acabam por fazer a parede descascar.
Possível solução:
O primeiro passo é detectar e corrigir a fonte da humidade, o que poderá envolver reparações nas canalizações ou nos telhados, ou a aplicação de selantes impermeáveis.
Após resolver o problema relacionado com a fonte da humidade (telhas soltas, fugas na canalização, paredes rachadas…), remova a tinta solta ou com má aderência, deixe secar muito bem, aplique um primário adequado e volte a pintar.
Sugere-se que seja utilizada uma tinta resistente à humidade, de modo a minimizar o impacto de uma eventual reincidência. Este tipo de tintas não evita totalmente o reaparecimento de humidades, mas é mais resistente do que as restantes.
Preparação inadequada da superfície
Uma má preparação da superfície antes da aplicação da tinta pode fazer com que esta adira de forma deficiente e, consequentemente, descasque prematuramente. Superfícies mal limpas, com poeira, gordura ou mofo, não permitem que a tinta se fixe adequadamente, levando as paredes a descascar.
Possível solução:
Remova a tinta que se encontra a descascar e prepare adequadamente a superfície. Certifique-se de que a parede está limpa e seca. Utilize detergentes suaves e água para limpar a parede, e remova eventuais vestígios de mofo ou bolor com um pouco de lixivia. Após a limpeza deixe a parede secar muito bem, aplicando de seguida o primário e a tinta.
Temperaturas elevadas e alta incidência de luz solar
Outro fator que pode contribuir significativamente para o descascamento das paredes é a exposição prolongada a temperaturas elevadas, uma vez que o stress térmico pode comprometer a integridade da pintura a longo prazo. Os próprios trabalhos de pintura devem ser efetuados sem que a superfície esteja demasiado quente, uma vez que as temperaturas altas podem prejudicar a aderência e fazer a tinta descascar.
Possível solução:
Retire a tinta que está solta ou que aparenta ter problemas de aderência e volte a pintar a parede, garantindo que o faz quando a superfície se encontra dentro dos intervalos de temperatura recomendados pelo fabricante.
Para minimizar o impacto provocado pelo calor e pela incidência da luz solar poderá adotar algumas medidas preventivas, nomeadamente:
- Optar por uma tinta resistente aos raios UV;
- Aplicar revestimentos protetores (vernizes ou selantes);
- Realizar inspeções periódicas às paredes;
- Ponderar a plantação de vegetação estratégica ou a colocação de toldos que diminuam a incidência da exposição solar direta na superfície.
Tinta incompatível com a superfície
É preciso ter em conta que as tintas não são todas iguais! Revestimentos de baixa qualidade ou tintas incompatíveis com a superfície a pintar podem fazer com que, mais cedo ou mais tarde, a parede descasque.
As tintas devem ser escolhidas de acordo com as condições a que vão estar sujeitas, havendo produtos específicos para ambientes húmidos, para exteriores ou para espaços com elevado tráfego de pessoas.
Possível solução:
Remova a tinta que se encontra a descascar e volte a pintar, desta feita com um produto adequado ao tipo de superfície em que será aplicado e às condições ambientais a que estará sujeito. Quando estiverem em causa áreas sujeitas a humidades ou ao desgaste, poderá ser vantajoso investir em tintas de elevada qualidade. Sempre que tiver dúvidas consulte um profissional ou uma empresa especializada em pintura, de modo a ter orientações sobre o tipo de tinta que deverá utilizar.
Reboco novo por selar
O descascamento das paredes também pode ocorrer quando a tinta é aplicada antes do reboco estar devidamente selado. O reboco fresco é poroso, absorve a humidade e pode conter resíduos de cimento e cal, motivos pelos quais pode comprometer a aderência da tinta e levar a parede a descascar.
Possível solução:
Retire a tinta que se encontra solta ou que exibe sinais de má aderência e deixe secar o reboco. Antes de aplicar o primário certifique-se de que a superfície está realmente seca, limpa e livre de poeiras ou outros resíduos. Por fim, aplique uma demão de um primário apropriado para rebocos e conclua com duas ou três demãos de uma tinta de acabamento.
Acumulação de várias camadas de tinta na mesma superfície
A acumulação de várias camadas de tinta na mesma superfície é algo relativamente comum em casas e edifícios. Apesar da repintura ser uma prática normal na manutenção de interiores e exteriores, a acumulação excessiva de tinta pode afetar a estética e a integridade das paredes.
Quando várias camadas são sobrepostas ao longo do tempo:
- A espessura da pintura aumenta de forma irregular o que faz com que as superfícies se apresentem de forma desigual;
- O peso e a tensão das múltiplas camadas levam ao aparecimento de rachadelas e ao descascamento da parede;
- A acumulação de tinta torna menos visíveis os detalhes arquitetónicos, resultado numa aparência menos refinada e detalhada.
Possível solução:
Se tem pela frente uma parede a descascar porque acumulou várias camadas de tinta, proceda da seguinte forma:
- Remova a tinta antiga;
- Prepare e limpe a superfície;
- Aplique um primário;
- Volte a pintar.
Paredes de gesso cartonado que não levaram a preparação adequada
As paredes de gesso cartonado são uma opção popular em construções modernas por serem práticas e versáteis. No entanto, se não receberem a preparação adequada antes da aplicação da tinta, poderão surgir problemas que originem o descascamento da parede.
Possível solução:
Para evitar problemas decorrentes da falta de preparação adequada das paredes de gesso cartonado, pondere tomar as seguintes medidas:
- Remova a tinta que se está a soltar ou que aparenta ter má aderência;
- Lixe suavemente a área de modo a uniformizar a superfície;
- Aplique um primário de modo a selar adequadamente o gesso cartonado;
- Deixe secar respeitando o tempo indicado pelo fabricante;
- Volte a pintar a superfície optando por tintas compatíveis com a pintura de superfícies porosas.