Como limpar mofo e bolor do poliban e casa de banho.

O aparecimento de mofo e bolor nas habitações é algo relativamente comum, sendo mais frequente nas áreas húmidas da casa, como a cozinha ou a casa de banho.

Por estar constantemente em contacto com a água, o poliban é um dos locais mais propensos ao aparecimento de manchas desagradáveis e potencialmente prejudiciais à saúde.

Poliban e casa de banho sem mofo ou bolor.

1. Qual é a diferença entre mofo e bolor?

Não podemos entrar numa batalha sem conhecer bem o inimigo. Afinal de contas, mofo e bolor são a mesma coisa? Ou há diferenças?

Embora os termos "mofo" e "bolor" sejam frequentemente utilizados como se fossem sinónimos, a verdade é que existem algumas diferenças que importa conhecer.

Mofo

O mofo é um fungo que tende a crescer em superfícies orgânicas e porosas, como madeira, tecidos, papel ou paredes de gesso.

O mofo costuma aparecer em jeito de mancha e pode assumir a cor verde, castanha, alaranjada ou preta.

Em comparação com o bolor, o mofo tende a ser mais resistente, podendo impregnar-se nas superfícies e causar danos estruturais se não for rapidamente tratado.

Em termos de saúde o mofo é mais perigoso do que o bolor, principalmente se aparecer em áreas interiores. A exposição prolongada a esporos de mofo pode provocar reações alérgicas, problemas respiratórios, irritação nos olhos e na pele, e agravar condições alérgicas ou respiratórias. Em casos graves, certos tipos de mofo, como o mofo negro (stachybotrys chartarum), podem produzir toxinas que representam riscos significativos para a saúde.

Bolor

O bolor nada mais é do que um fungo na sua fase inicial, sendo mais comum em superfícies húmidas e lisas, como azulejos, juntas de silicone e cortinas de chuveiro.

O bolor tem uma aparência mais superficial, apresentando-se em formato de mancha branca ou acinzentada, que com o tempo pode evoluir para tons mais amarelados ou pretos.

Por norma, o bolor é mais fácil de remover e representa menos riscos para a saúde, especialmente se for tratado de forma precoce.

Embora o bolor também possa causar algum desconforto, como irritação nas vias respiratórias ou na pele, os seus efeitos na saúde tendem a ser menos severos. No entanto, é preciso ter em conta que, se não tratar o bolor numa fase inicial, a probabilidade deste se transformar em mofo é bastante elevada.

2. Como distinguir mofo e bolor?

A principal diferença entre mofo e bolor está na profundidade da infestação e na sua aparência. Como já referimos, o bolor tende a ser mais superficial, formando-se normalmente em superfícies húmidas e lisas. Por seu lado, o mofo encontra as melhores condições para o seu desenvolvimento em materiais porosos, tendo um aspeto mais denso e escuro. 

De forma resumida, para distinguir o mofo do bolor deverá considerar as seguintes características:

  • Bolor: Superficial, manchas brancas ou acinzentadas, cresce em superfícies lisas e húmidas, mais fácil de remover.
  • Mofo: Mais profundo, manchas verdes, pretas ou castanhas, infiltra-se em materiais porosos, mais difícil de tratar e com maiores riscos para a saúde.
Tirar mofo e bolor do poliban é uma tarefa relativamente simples, e os efeitos são incríveis. Na imagem vê-se uma casa de banho extremamente agradável e asseada, livre de mofo ou bolor.

3. Por que aparece mofo ou bolor no poliban?

O mofo e o bolor são fungos que prosperam em ambientes húmidos e pouco ventilados. O vapor da água quente, em conjunto com a humidade retida nas superfícies do poliban, cria o ambiente perfeito para o seu crescimento.

As manchas de bolor aparecem frequentemente nas juntas e nas esquinas do poliban, bem como nas restantes áreas onde a água tende a acumular-se. Se o bolor não for eliminado rapidamente, o mais certo é que se transforme em mofo, tornando-se mais prejudicial para a saúde e para os materiais, e mais difícil de remover.

4. Como eliminar mofo e bolor do poliban?

Se está a preparar-se para declarar guerra ao mofo e ao bolor, queremos que saiba que não está sozinho. Felizmente, há cientistas químicos que, tal como nós, não gostam de mofo nem de bolor, e decidiram dedicar o seu tempo e engenho a produzir produtos de limpeza que nos permitem encarar estes fungos pouco simpáticos com outra confiança.

Na Tintas e Pinturas recomendamos o Spray/Espuma Elimina Mofo da marca Paso, um produto bastante simples de utilizar que é extremamente eficaz na remoção de bolor, mofo, algas e musgo, e que proporciona ás superfícies uma proteção duradoura.

O segredo deste Elimina Mofo está no cloro ativo, que não só limpa e desinfeta as superfícies, como também branqueia as juntas dos azulejos e o próprio poliban, deixando-o com um aspeto renovado.

Passos para sair vitorioso na batalha contra o mofo e o bolor.

Para que a vitória não lhe escape, e os fungos não se riam de si da próxima vez que tomar banho, atue da seguinte forma:

1. Prepare o campo de batalha!

Antes de começar a limpeza certifique-se de que a área de trabalho está livre de objetos como frascos de champô ou esponjas.

Uma vez que o produto contém cloro ativo, que gera um pouco de odor durante a aplicação, mantenha a zona ventilada durante todo o processo de limpeza, abrindo as janelas ou ligando o exaustor.

2. Equipe-se, guerreiro(a)!

Por muito pomposo que lhe possa parecer o momento (não é todos os dias que lutamos com fungos), sugerimos que não se aperalte em demasia. Vista algo que não se importe de sujar ou danificar. Os polibans são, por norma, pequenos e estreitos, pelo que é natural que a sua limpeza obrigue a alguma ginástica. De resto, o próprio produto poderá branquear a roupa se entrar em contacto com a mesma, pelo que é melhor ter alguns cuidados.

Calce luvas de proteção! Habitue-se a fazê-lo sempre que utilizar produtos de limpeza, de modo a evitar que entrem em contacto com a sua pele.

3.  Não se acanhe! Recorra à arma secreta!

Por esta altura o bolor ou o mofo já terá sentido a sua presença. Mas será que está realmente assustado?! Você olha para ele!!! Ele olha para si!!! Até aqui, e com todo o respeito, é possível que os fungos ainda achem que as possibilidades de vencer são elevadas! Mas calma! Tudo vai mudar em breve. Está na hora de sacar da sua arma secreta!

Pegue no Elimina Mofo e borrife-o nas superfícies a tratar. Não se esqueça que o borrifador tem um aplicador versátil que lhe permite optar pela aplicação em modo spray ou espuma.

O modo spray é mais adequado para cobrir zonas de difícil acesso, ou quando se pretende tratar áreas maiores com pouco esforço (paredes de azulejo, portas de vidro, juntas no topo do poliban, limpezas preventivas, etc.). Já a espuma é ideal para situações em que o mofo e o bolor estão mais incrustados ou aparentam ter uma adesão mais persistente (juntas de azulejo ou silicone, esquinas do poliban, zonas muito contaminadas, etc.).

4. Deixe a poeira assentar!

Depois de aplicar o Elimina Mofo aguarde 10 minutos. Este é o tempo necessário para que o cloro ativo presente no produto comece a eliminar o mofo, o bolor, as algas e até o musgo, desinfetando a área e clareando as juntas.

A ação do produto não garante apenas a eliminação das manchas, ela assegura também a neutralização dos fungos que causam o mofo, prevenindo assim o seu reaparecimento.

5. Garanta uma vitória total!

Após o tempo de atuação (10 minutos) enxague abundantemente com água quente, recorrendo a uma esponja húmida para esfregar suavemente as áreas tratadas. Esta etapa irá ajudar a remover eventuais resquícios de mofo ou bolor que ainda possam estar presentes. Quando terminar utilize um pano seco para limpar a superfície.

Se a vitória não for total à primeira tentativa, não desespere! Embora o produto seja extremamente eficaz, se o mofo ou o bolor forem mais persistentes, poderá ser necessário aplicar o produto uma segunda vez.

Volte a aplicar o produto, optando pela aplicação em modo de espuma (e não spray). Volte a aguardar 10 minutos, enxague, esfregue e limpe.

Lembre-se! Este foi o dia que escolheu para limpar o seu poliban! Nada nem ninguém o vai conseguir parar! A vitória será sua!

5. Como manter o mofo e o bolor longe do poliban?

A batalha terminou e o leitor ou a leitora saíram vitoriosos! O momento convida a festejos mas é preciso manter a cabeça fria. É provável que os fungos estejam sedentos de vingança e preparem já um novo assalto ao seu poliban.

Calma! Não nos queira mal! Somos apenas o mensageiro! A verdade é que não há volta a dar! Apesar do seu poliban ter agora proteção adicional, a humidade e o vapor jogam a favor do adversário.

Mas atenção! Nem tudo é mau! A verdade é que ainda lhe restam algumas opções! Pode deixar de tomar banho (bastante eficaz), ou fazê-lo sempre com água fria (também poderá resultar)! Se não quiser ser tão drástico, talvez o segredo esteja na manutenção preventiva

Para assegurar que o seu poliban continua limpo e sem fungos, recomenda-se que aplique de forma periódica o Elimina Mofo, especialmente naquelas áreas que são mais propensas a acumular humidade (juntas, esquinas, etc.). Poderá aplicar um pouco de produto todos os meses, ou a cada dois meses, se verificar que é suficiente.

Contactos - Tintas e Pinturas
Limpeza de superfícies

Deixe um comentário

Todos os comentários são moderados antes de serem publicados.