É normal que com o passar do tempo, o uso continuo e a exposição ao sol e à água salgada as pranchas de surf comecem a perder o brilho, a acumular riscos e a ficar visualmente desgastadas.
Sabemos que os amantes do surf apreciam a natureza e são adeptos da sustentabilidade, por isso temos a solução indicada para que não tenham de comprar uma prancha nova só porque o seu aspeto já não é o melhor.
Pintar a prancha de surf é a melhor forma de restaurar a velhinha companheira de ondas, sendo também uma opção bastante interessante para quem gosta de personalizar o seu equipamento.
Neste artigo apresentamos dois métodos distintos para pintar uma prancha de surf: um método mais técnico, com recurso a tinta e rolo/pistola, e outro mais criativo, com recurso a tinta spray.
Método 1: Esmalte de Poliuretano
Este é um método mais tradicional que envolve a utilização de uma tinta profissional. Neste caso, recomendamos a aplicação do Esmalte de Poliuretano de 2 Componentes da Pinturas Proa.
Por que escolher o Esmalte de Poliuretano da Proa?
O esmalte de poliuretano bicomponente da Pinturas Proa adere de forma excecional à fibra da prancha e resiste à imersão, ao impacto e aos raios ultravioleta.
Esta é a solução ideal para quem quiser pintar uma prancha de surf e tiver como objetivos principais a durabilidade e a qualidade do acabamento.
Materiais necessários
Para pintar uma prancha de surf de acordo com este método vai precisar:
- Esmalte de poliuretano de dois componentes da Pinturas Proa;
- Rolo Mini Espuma da Rigo (caso opte por pintar com rolo);
- Pistola R-413 da Prona (caso opte por pintar com pistola):
- Diluente Proadyx Lacas (caso opte por pintar à pistola);
- Lixa de água;
-
Fita de pintura.
Etapas passo a passo
Para garantir a correta adesão do esmalte de poliuretano e assegurar que a pintura da prancha de surf decorre de acordo com o esperado, deverá cumprir os seguintes passos:
1. Prepare a superfície
Para facilitar a adesão da tinta lixe uniformemente a prancha de surf recorrendo a uma lixa de água de grão fino.
De seguida, para eliminar eventuais poeiras ou óleos, limpe a superfície da prancha com um pano seco.
2. Proteja as zonas que não quer pintar
Utilize uma fita de pintura para cobrir os rails, o plug do leash e tudo o que não deseja pintar.
Antes de avançar verifique se, de facto, as áreas que não deseja pintar estão bem protegidas.
3. Misture os componentes
O Esmalte de Poliuretano da Pinturas Proa é um produto bicomponente, o que significa que tem de misturar as partes A e B antes de avançar para a pintura.
Leia atentamente a ficha técnica e o rótulo da embalagem antes de efetuar a mistura. Tenha em conta que, depois de misturar os componentes, o produto necessita de ser muito bem mexido. Lembre-se também que a mistura tem um período de vida limitado (de acordo com o fabricante, 2 horas a uma temperatura 20ºC).
Para ajudar neste processo, que é crítico para o sucesso do projeto, recomendamos a utilização de um copo de mistura e de um misturador de tinta.
4. Aplique o esmalte
Aplique uma demão do esmalte de poliuretano de dois componentes da Proa e aguarde 24 horas para aplicar a segunda demão.
A aplicação poderá ser efetuada com recurso a rolo ou pistola. A pistola tende a proporcionar acabamentos mais lisos e uniformes, mas requer que a pintura seja efetuada num espaço amplo e protegido.
Se optar por usar a pistola deverá diluir o esmalte com o Diluente Proadyx Lacas.
5. Aguarde pela cura
Após a segunda demão aguarde entre 48 e 72 horas para voltar a colocar a prancha de surf na água.
Vantagens e limitações
Em comparação com o método alternativo (pintura com sprays), a utilização do Esmalte de Poliuretano de 2 Componentes tem um conjunto de vantagens e desvantagens:
- Vantagens: o esmalte de poliuretano confere uma elevada resistência mecânica e química à prancha de surf, assegurando níveis ótimos de durabilidade, mesmo em ambiente salino;
- Limitações: trata-se de um método que requer alguma técnica, é mais dispendioso e implica que a pintura seja efetuada num local amplo e ventilado.
Método 2: Tinta Spray
Este método é mais criativo e envolve a aplicação de tinta spray. Para a sua concretização recomendamos a aplicação dos Sprays da Montana Colors, nomeadamente o White Base Primer, o MTN 94 e o Acrylic Varnish.
Por que escolher os Sprays da Montana Colors?
A Montana Colors é uma marca fundada em Barcelona em 1994, cujo nome é uma referência no mundo da arte urbana e da tinta spray.
Neste caso, a conjugação do primário de base branca, do MTN 94 e do verniz acrílico proporciona à prancha de surf um acabamento resistente e possibilita a utilização de uma vasta panóplia de cores.
Materiais necessários
Para pintar uma prancha de surf de acordo com este método vai precisar:
- Spray White Base Primer;
- Spray MTN 94;
- Spray Acrylic Varnish;
- Caps (caso pretenda efeitos diferentes);
- Lixa de água;
- Máscara de proteção;
-
Fita de pintura.
-
Plástico ou papel para proteção.
Etapas passo a passo
Para garantir que a prancha de surf fica bem pintada proceda da seguinte forma.
1. Prepare a superfície
Borrife a prancha de surf com um pouco de água e utilize uma lixa de grão fino para eliminar o brilho e facilitar a adesão da tinta.
De modo a eliminar poeiras e outros componentes utilize um pano seco.
Antes de avançar para o passo seguinte certifique-se de que a prancha de surf se encontra devidamente limpa e seca.
2. Proteja as zonas que não quer pintar
Utilize uma fita de pintura para cobrir os rails, o plug do leash e todas as áreas que não deseja pintar (se pretender pintar toda a prancha pode saltar este passo).
3. Aplique o primário
Antes de aplicar o primário coloque uma máscara de proteção e agite vigorosamente o Spray White Base Primer durante, pelo menos, um minuto.
Aplique três ou quatro camas finas de tinta em vez de uma espessa e, durante a pintura, mantenha sempre o spray na posição mais vertical possível.
Garanta que cobre totalmente a área que deseja pintar e deixe secar durante 20 minutos (aproximadamente).
4. Aplique a tinta spray
Antes de aplicar a tinta, caso pretenda criar efeitos decorativos ou utilizar mais do que uma cor, utilize fita, plástico e/ou papel para definir as áreas de pintura.
Agite bem o Spray MTN 94 que pretende utilizar e aplique-o na prancha de surf. Mais uma vez, lembre-se de que é melhor aplicar três ou quatro camadas finas do que uma muito espessa.
Aguarde sempre, pelo menos, 15 minutos antes de aplicar a cor seguinte (se for o caso), e vá repetindo o processo.
5. Aplique o verniz
Recorra ao Spray Acrylic Varnish para reforçar a resistência da pintura e embelezar a prancha de surf.
O verniz deve ser aplicado logo após a última camada de tinta. Se não o fizer num intervalo de 60 minutos sugerimos que aguarde 6 dias para avançar com a aplicação.
Aplique três demãos do verniz acrílico, aguardando cerca de 15 minutos entre cada camada.
6. Aguarde pela cura
Espere entre 24 e 48 horas para voltar a colocar a prancha de surf na água.
Vantagens e limitações
Em comparação com o método mais técnico (pintura com esmalte de poliuretano), a utilização dos Sprays da Montana Colors tem as seguintes vantagens e desvantagens:
- Vantagens: a pintura com spray é mais fácil de executar e permite uma maior liberdade criativa;
-
Limitações: o presente método não confere tanta proteção à prancha de surf, pois a tinta spray oferece menos resistência e durabilidade do que um poliuretano de dois componentes.
Comparação entre os dois métodos
Se forem aplicadas corretamente, ambas as abordagens são bastante eficazes, pelo que a escolha deverá ser efetuada tendo em conta o perfil do utilizador e o resultado desejado.
O método mais técnico, com Esmalte de Poliuretano de 2 Componentes, é a escolha mais indicada para quem procura maior resistência. Trata-se de uma boa opção para quem utiliza a prancha de surf em contexto profissional, ou pratica a modalidade de forma frequente em águas agitadas.
O método mais criativo, com recurso aos Sprays da Montana Colors, oferece maior liberdade criativa, sendo ideal para quem pretende personalizar e pintar a prancha de surf com cores vibrantes ou apontamentos artísticos. A aplicação é mais acessível, rápida e intuitiva, o que a torna particularmente apelativa para o público adepto do "do it yourself".