Folha de alumínio em destaque, com o titulo do artigo que a imagem ilustra CORROSÃO DO ALUMÍNIO - CAUSAS, TIPOS E SOLUÇÕES.

O alumínio é um metal bastante utilizado no nosso quotidiano devido à sua leveza, resistência mecânica e condutividade. Muitas pessoas julgam que, para além das características referidas, o alumínio é também resistente à corrosão, algo que não corresponde à realidade.

Neste artigo ajudámos a descontruir esse mito, explicando de forma descomplicada o que motiva a corrosão do alumínio, e o que pode ser feito para mitigar ou controlar a sua ocorrência.

O que é a corrosão do alumínio?

A corrosão do alumínio é um processo eletroquímico que ocorre quando o metal entra em contacto com determinados elementos ambientais que aceleram a sua deterioração. Embora o alumínio possua uma camada passiva de óxido que aumenta a sua proteção, há fatores externos que podem comprometer essa camada e contribuir decisivamente para o processo de corrosão.

Principais tipos de corrosão do alumínio.

A corrosão do alumínio pode assumir várias formas. Conhecê-las é fundamental para se agir atempadamente no sentido de se proteger as estruturas.

1. Corrosão galvânica

A corrosão galvânica ocorre quando o alumínio entra em contacto com metais mais nobres (como o cobre ou o aço inoxidável) na presença de um eletrólito (água com sais, por exemplo).

Neste cenário, o alumínio atua como ânodo e corrói de forma acelerada. Para saber mais sobre corrosão galvânica, sugerimos que leia o artigo "O que é a tabela galvânica?".

2. Corrosão por pite (pitting)

Este tipo de corrosão caracteriza-se pela formação de pequenos orifícios na superfície do alumínio, geralmente causados por cloretos presentes em ambientes marinhos ou industriais. Estes pites podem comprometer a integridade estrutural do material.

3. Corrosão intergranular

A corrosão intergranular é muito difícil de detectar, uma vez que ocorre internamente antes de se manifestar à superfície. Trata-se de um tipo de corrosão que se verifica com maior ocorrência em ligas tratadas termicamente.

4. Corrosão sob tensão

Este tipo de corrosão combina a ação de tensões mecânicas com um ambiente corrosivo, originando fissuras que podem evoluir e acabar por fraturar a superfície.

Pormenor de alumínio corrido por pitting.

Fatores que aceleram a corrosão do alumínio

Há um conjunto de fatores que podem comprometer a camada de óxido protetora do alumínio e acelerar significativamente o processo corrosivo:

  • Ambientes marinhos: o sal e a humidade existentes neste tipo de ambientes favorece a corrosão galvânica e por pite;
  • Poluição industrial: gases como o dióxido de enxofre podem acidificar o ambiente e atacar a camada passiva do alumínio;
  • Temperaturas elevadas: o calor tende a aumentar a taxa das reações eletroquímicas do alumínio e acelera a sua corrosão;
  • Contacto com outros metais: o contacto com metais mais nobres pode dar origem a processos galvânicos.

Estratégias para prevenir a corrosão do alumínio

Há um conjunto de técnicas que podem ser aplicadas de forma preventiva para proteger e reforçar a defesa do alumínio contra os agentes corrosivos.

1. Anodização

A anodização é um processo eletroquímico que aumenta a espessura da camada passiva de óxido, o que contribui para que o alumínio resista melhor à corrosão.

2. Revestimentos protetores

Existem revestimentos específicos que criam uma barreira física que impede a ação dos agentes corrosivos.

Caso necessite de adquirir revestimentos deste género, a Tintas e Pinturas terá todo o gosto em especificar o sistema de pintura que melhor se adequa às suas necessidades.

3. Proteção catódica

A proteção catódica envolve a ligação do alumínio a um metal mais reativo (ânodo de sacrifício), que corroerá em sua vez.

Para saber mais sobre este tipo de proteção sugerimos que leia o artigo "Proteção Catódica: o que é, onde se aplica e como funciona!"

4. Manutenção regular

A limpeza periódica das superfícies, bem como a execução de inspeções regulares, é fundamental para prevenir a corrosão do alumínio. A limpeza impede a acumulação de contaminantes que comprometam a camada passiva de óxido que protege o alumínio, e as inspeções permitem detectar atempadamente sinais de corrosão que possam alastrar e comprometer as estruturas. 

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