O alumínio é um metal bastante utilizado no nosso quotidiano devido à sua leveza, resistência mecânica e condutividade. Muitas pessoas julgam que, para além das características referidas, o alumínio é também resistente à corrosão, algo que não corresponde à realidade.
Neste artigo ajudámos a descontruir esse mito, explicando de forma descomplicada o que motiva a corrosão do alumínio, e o que pode ser feito para mitigar ou controlar a sua ocorrência.
O que é a corrosão do alumínio?
A corrosão do alumínio é um processo eletroquímico que ocorre quando o metal entra em contacto com determinados elementos ambientais que aceleram a sua deterioração. Embora o alumínio possua uma camada passiva de óxido que aumenta a sua proteção, há fatores externos que podem comprometer essa camada e contribuir decisivamente para o processo de corrosão.
Principais tipos de corrosão do alumínio.
A corrosão do alumínio pode assumir várias formas. Conhecê-las é fundamental para se agir atempadamente no sentido de se proteger as estruturas.
1. Corrosão galvânica
A corrosão galvânica ocorre quando o alumínio entra em contacto com metais mais nobres (como o cobre ou o aço inoxidável) na presença de um eletrólito (água com sais, por exemplo).
Neste cenário, o alumínio atua como ânodo e corrói de forma acelerada. Para saber mais sobre corrosão galvânica, sugerimos que leia o artigo "O que é a tabela galvânica?".
2. Corrosão por pite (pitting)
Este tipo de corrosão caracteriza-se pela formação de pequenos orifícios na superfície do alumínio, geralmente causados por cloretos presentes em ambientes marinhos ou industriais. Estes pites podem comprometer a integridade estrutural do material.
3. Corrosão intergranular
A corrosão intergranular é muito difícil de detectar, uma vez que ocorre internamente antes de se manifestar à superfície. Trata-se de um tipo de corrosão que se verifica com maior ocorrência em ligas tratadas termicamente.
4. Corrosão sob tensão
Este tipo de corrosão combina a ação de tensões mecânicas com um ambiente corrosivo, originando fissuras que podem evoluir e acabar por fraturar a superfície.
Fatores que aceleram a corrosão do alumínio
Há um conjunto de fatores que podem comprometer a camada de óxido protetora do alumínio e acelerar significativamente o processo corrosivo:
- Ambientes marinhos: o sal e a humidade existentes neste tipo de ambientes favorece a corrosão galvânica e por pite;
- Poluição industrial: gases como o dióxido de enxofre podem acidificar o ambiente e atacar a camada passiva do alumínio;
- Temperaturas elevadas: o calor tende a aumentar a taxa das reações eletroquímicas do alumínio e acelera a sua corrosão;
- Contacto com outros metais: o contacto com metais mais nobres pode dar origem a processos galvânicos.
Estratégias para prevenir a corrosão do alumínio
Há um conjunto de técnicas que podem ser aplicadas de forma preventiva para proteger e reforçar a defesa do alumínio contra os agentes corrosivos.
1. Anodização
A anodização é um processo eletroquímico que aumenta a espessura da camada passiva de óxido, o que contribui para que o alumínio resista melhor à corrosão.
2. Revestimentos protetores
Existem revestimentos específicos que criam uma barreira física que impede a ação dos agentes corrosivos.
Caso necessite de adquirir revestimentos deste género, a Tintas e Pinturas terá todo o gosto em especificar o sistema de pintura que melhor se adequa às suas necessidades.
3. Proteção catódica
A proteção catódica envolve a ligação do alumínio a um metal mais reativo (ânodo de sacrifício), que corroerá em sua vez.
Para saber mais sobre este tipo de proteção sugerimos que leia o artigo "Proteção Catódica: o que é, onde se aplica e como funciona!"
4. Manutenção regular
A limpeza periódica das superfícies, bem como a execução de inspeções regulares, é fundamental para prevenir a corrosão do alumínio. A limpeza impede a acumulação de contaminantes que comprometam a camada passiva de óxido que protege o alumínio, e as inspeções permitem detectar atempadamente sinais de corrosão que possam alastrar e comprometer as estruturas.
Necessita de revestimentos anticorrosivos? Contacte a Tintas e Pinturas!
Caso necessite de adquirir revestimentos anticorrosivos para proteger alumínio ou outro metal, visite a loja da Tintas e Pinturas, em Viana do Castelo, ou entre em contacto com a nossa equipa de apoio ao cliente, que terá todo o gosto em ajudar.
Somos especialistas em soluções de pintura e proteção anticorrosiva com mais de 30 anos de experiência, e trabalhamos com as principais marcas do mercado para proteger o património dos nossos clientes. Contacte-nos, e diga-nos como o(a) podemos ajudar!