Rodas dentadas enferrujadas que ilustram o artigo COMO USAR UM CONVERSOR DE FERRUGEM?, publicado pela Tintas e Pinturas no seu blogue.

Conversor de ferrugem: proteção eficaz contra a corrosão industrial 

A ferrugem é um dos principais inimigos das superfícies metálicas. Em estrutura industriais, embarcações, equipamentos de construção ou até em objetos domésticos, o óxido corrói o metal, enfraquecendo a resistência e comprometendo o seu aspeto.

Os conversores de ferrugem são uma solução prática e eficiente que não só combate a ferrugem de forma eficaz, como também se apresenta como uma forma mais ecológica e segura de travar o processo de corrosão.

O que é um conversor de ferrugem?

Um conversor de ferrugem é um produto químico desenvolvido para reagir quando entra em contacto com o óxido de ferro presente no metal enferrujado. Em vez de remover simplesmente a ferrugem, os conversores convertem-na numa camada estável e protetora que serve como base primária, e facilita a aderência da tinta ou de outro acabamento.

No mercado nacional é possível encontrar vários tipos de conversores de ferrugem. Há versões líquidas que podem ser aplicadas com trincha, como o Conversor de Ferrugem da Grouht (Confer), sprays práticos como o Spray Conversor de Ferrugem da Montana Colors, e soluções mais avançadas como o Conversor de Óxido da Pinturas Proa, apropriado para trabalhos mais exigentes.

    Quais são as vantagens de um conversor de ferrugem?

    Os conversores de ferrugem são bastante procurados porque:

    • Travam o avanço da corrosão;
    • Ajudam a preparar a superfície;
    • Facilitam a aderência do acabamento;
    • Permitem poupar tempo e recursos;
    • São fáceis de aplicar;
    • Não exigem maquinaria especializada.

    Os conversores de ferrugem são também bastante versáteis, podendo ser utilizados em trabalhos de tipo industrial, naval, de construção civil e até de bricolage:

    • Indústria: manutenção de estruturas metálicas expostas a ambientes agressivos como armazéns ou fábricas;
    • Construção e manutenção naval: proteção de cascos de embarcações e estruturas portuárias contra a ação da água salgada;
    • Construção civil: reabilitação de grades, portões, vigas e outros elementos estruturais;
    • Bricolage: recuperação de ferramentas, bicicletas, churrasqueiras ou mobiliário de jardim.
    Bicicleta enferrujada onde poderá ser aplicado um conversor de ferrugem que funcione como camada primária antes da pintura.

    Como se utiliza um conversor de ferrugem?

    Para aplicar corretamente um conversor de ferrugem deve seguir os seguintes passos:

    1. Prepare adequadamente a superfície

    Embora o conversor de ferrugem transforme o óxido numa base sólida, é fundamental preparar corretamente a superfície de modo a garantir que o resultado obtido corresponde ao esperado:

    • Remova a ferrugem solta: utilize uma escova de arame ou uma lixa para eliminar partículas soltas e outros resíduos;
    • Limpe a superfície: elimine o pó, a gordura e a sujidade com um pano limpo (se achar necessário poderá recorrer a um desengordurante);
    • Proteja as áreas adjacentes: caso opte pelo spray não se esqueça de cobrir as zonas onde não pretende aplicar o produto.

    2. Agite bem o conversor de ferrugem

    Independentemente de estar a utilizar um conversor de ferrugem liquido ou um conversor de ferrugem em spray, é muito importante que agite o produto antes de aplicar, de modo a que a mistura fique homogénea e reaja uniformemente.

    3. Aplique o conversor de ferrugem

    O produto deve ser aplicado de forma uniforme, com uma trincha ou um rolo no caso do conversor líquido, ou a uma distância entre 15 e 20 centímetros, no caso do conversor em spray.

    4. Deixe o produto secar 

    Respeite o tempo de cura indicado pelo fornecedor, que pode ser consultado na ficha técnica do produto. Durante este período ocorrerá uma reação que fará a ferrugem mudar de cor. Este é o sinal de que a conversão foi bem sucedida.

    5. Aplique o acabamento

    Após a cura poderá aplicar a tinta, o esmalte ou o revestimento protetor que tiver em mente. Cumpra sempre o tempo de secagem previsto pelo fabricante.

    Dicas adicionais para resultados ótimos

    • Não aplique o conversor de ferrugem em superfícies molhadas, uma vez que  a água interfere com reação química;
    • Respeite as indicações do fabricantes constantes no rótulo e na ficha técnica do produto;
    • Armazene o conversor num local seco e protegido de temperaturas extremas;
    • Durante o processo de aplicação utilize equipamentos de proteção individual, nomeadamente luvas, máscara e óculos.

    Conversores de ferrugem recomendados

    1. Conversor de Ferrugem (Confer) da Grouht

    O Conversor de Ferrugem (Confer) da Grouht é uma solução líquida especialmente indicada para quem procura um produto eficaz e económico.

    Trata-se de um conversor que pode ser aplicado com trincha ou rolo, e que permite alcançar zonas específicas com grande precisão, o que o torna ideal para peças pequenas, zonas de difícil acesso ou trabalhos que exijam maior controlo sobre a quantidade de produto aplicada.

    A fórmula do Conversor de Ferrugem da Grouht oferece uma boa base para pintura, permitindo que, após a conversão, a superfície fique pronta para receber o acabamento pretendido.

    2. Conversor de Óxido da Proa

    O Conversor de Óxido da Pinturas Proa é uma boa escolha para aplicações em ambientes mais exigentes, como o setor industrial ou naval.

    A elevada capacidade de penetração no óxido garante uma conversão completa e duradoura, mesmo em superfícies expostas a condições agressivas (humidade constante, atmosferas salinas, etc...).

    Se a prioridade for a proteção anticorrosiva, o Conversor de Ferrugem da Proa será um aliado de confiança que irá contribuir para preservar as estruturas metálicas e reduzir os custos de manutenção a longo prazo.

    3. Spray Conversor de Ferrugem da Montana Colors

    O Spray Conversor de Ferrugem da Montana Colors é uma solução rápida e cómoda, especialmente concebida para peças com formas irregulares, já que o formato aerossol permite uma aplicação uniforme sem que sejam necessários pincéis ou rolos.

    Tal como os restantes conversores de ferrugem, este produto converte a ferrugem e atua como primário, facilitando a aderência das camadas seguintes de tinta. 

    O Spray Rust Converter é uma escolha interessante para trabalhos de bricolage e pequenas manutenções, podendo também ser utilizado em projetos mais exigentes para aplicação em locais de difícil acesso, onde não se consiga chegar com a trincha ou o rolo.

    Onde posso comprar um conversor de ferrugem?

    Na Tintas e Pinturas pode adquirir qualquer um dos conversores de ferrugem sugeridos. Se necessitar de apoio para escolher o produto mais indicado, não hesite em contactar a nossa equipa de apoio ao cliente, disponível todos os dias úteis, das 9h às 12h30, e das 14h às 18h30. Se preferir poderá visitar a loja da Tintas e Pinturas em Viana do Castelo, onde encontrará tudo o que necessita para realizar o seu projeto de pintura.

    Banner com logótipo da Tintas e Pinturas e respetivos contactos.
    Limpeza de superfícies

    Deixe um comentário

    Todos os comentários são moderados antes de serem publicados.